Abimaq apoia exportação de máquinas e equipamentos agrícolas

Imagem retirada de http://www.agrolink.com.br/noticias/abimaq-apoia-exportacao-de-maquinas-e-equipamentos-agricolas_154642.html Imagem retirada de http://www.agrolink.com.br/noticias/abimaq-apoia-exportacao-de-maquinas-e-equipamentos-agricolas_154642.html

16/08/2012

Cerca de US$ 14 bilhões anuais são gastos pelos principais países da América do Sul, com a importação de máquinas e equipamentos de outros continentes. De olho neste mercado, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ/RS), definiu a região como sua prioridade para as ações do Programa Brazil Machinery Solutions, tendo como foco principal a Argentina, Chile, Peru e Colômbia, que conta com o apoio da APEX.

O diretor executivo de Mercado Externo da ABIMAQ, Klaus Curt Müller, explicou que o projeto vem sendo desenvolvido há mais de dez anos mas que agora ingressa em um novo patamar, caracterizado pela prévia consulta das demandas das empresas para o seu aprimoramento, através de uma agenda nacional, que no caso do Rio Grande do Sul, teve início na última terça-feira (14) em Porto Alegre, tendo continuidade nesta quarta-feira (15) em Caxias do Sul e nesta quinta-feira (16) em Passo Fundo.
 
O Rio Grande do Sul concentra o segundo polo produtor de bens de capital do País, com destaque para máquinas e equipamentos industriais, além de implementos agrícolas. O dirigente salientou que o Programa tem como objetivo divulgar e alavancar as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, tendo como foco os mercados da América do Sul, num primeiro momento, além de numa segunda etapa, os países africanos. A prioridade para os países latinoamericanos deve-se à proximidade geográfica, o que também facilita o quesito pós-venda. O apoio subsidiado proporcionado pelo programa inclui participação em feiras e exposições no exterior, missões comerciais, rodadas de negócios e divulgação da imagem da indústria brasileira fabricante de bens de capital junto aos mercados.

Fonte: Agrolink, com informações da Abimaq