Abiove projeta safra 2012/13 de soja do Brasil em 81 mi t

Imagem retirada de http://uipi.com.br/noticias/geral/2012/07/11/zoneamento-agricola-orienta-plantio-de-gergelim-e-soja/ Imagem retirada de http://uipi.com.br/noticias/geral/2012/07/11/zoneamento-agricola-orienta-plantio-de-gergelim-e-soja/

17/08/2012

A safra brasileira de soja em 2012/13, que está prestes a ser plantada, foi estimada preliminarmente em 81 milhões de toneladas, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entidade que reúne empresas processadoras.

A estimativa aparece no informativo digital enviado pela entidade e deverá constar em seu próximo relatório oficial.

O levantamento foi feito junto às empresas associadas e com base em informações de mercado, disse a Abiove.

A associação afirma que movimentar este volume previsto para ser colhido será um "enorme desafio".

Segundo a Abiove, o enfrentamento da questão deve "passar pelo tripé de investimentos: construção de armazéns nas propriedades rurais, capacitação de mão de obra e melhoria das condições de logística no Brasil".

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda não divulgou sua projeção para o atual ciclo. Para a safra 2011/12 da oleaginosa, a entidade aponta 66,37 milhões de toneladas, após ter sido afetada por seca severa nos Estados produtores da região Sul. No ciclo anterior (2010/11), a produção havia atingido o recorde de 75,3 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters, escrita por Gustavo Bonato