Área de soja de Mato Grosso deve ser 2% maior que no ano passado

Imagem retirada de http://hypescience.com/brasil-comeca-a-produzir-soja-resistente-a-ferrugem-asiatica/ Imagem retirada de http://hypescience.com/brasil-comeca-a-produzir-soja-resistente-a-ferrugem-asiatica/

16/10/2015

Pela lavoura estão os sinais da chuva recente, por isso as máquinas já estão no campo da fazenda do agricultor Orcival Guimarães, em Lucas do Rio Verde, norte do estado.

A soja ocupa uma área de 29 mil hectares. A chuva que caiu nos últimos dois dias animou o agricultor. "Aqui teve chuva de 40 milímetros até 120 milímetros. Foi uma chuva um pouco irregular, mas choveu bem”, comenta.
 
Em Mato Grosso a área de soja plantada nesta safra deve ser 2% maior que a safra passada, segundo o Instituito Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O que também aumentou este ano, foi o custo de produção, segundo os agricultores está entre 20% a 25% mais caro. "Um aumento de custo muito grande, principalmente em função do câmbio”, declara Guimarães.

Na tentativa de diminuir o impacto dos custos, o agricultor espera um crescimento na produtividade. "Com o custo que está aí, só temos uma saída: aumentar a produção”, afirma.

Na safra passada, Mato Grosso colheu quase 28 milhões de toneladas de soja.

Fonte: Globo Rural, produzida por Carol Fazzio