Atual safra de milho foi a mais produtiva

Imagem: Alexandre Jaeger Vendruscolo, SXC Imagem: Alexandre Jaeger Vendruscolo, SXC

12/09/2012

Mais uma safra brasileira completa de milho, plantio de verão e 2ª safra, está se encerrando e o balanço deste ciclo 2011/12 é registrado nacionalmente como o mais produtivo de todos os tempos. Nunca se plantou tanto milho e nunca se produziu tanto, seja por unidade de área ou mesmo considerando produção total.

A área total dos dois períodos da safra foi de 15,2 milhões de hectares, aumento de 9,8% em relação à safra passada. Sobre essa área e com condições climáticas favoráveis na maior parte do país na 2a safra, conseguiu elevar a produtividade de 69 sacas, da safra 2012/11, para 80 sacas por ha na atual. Com isso a produção nacional de milho saltou 26,7% e chegou aos 72,7 milhões de toneladas.

Contudo, o destaque ficou por conta da produção da 2ª safra, cuja produtividade ultrapassou a do milho de 1ª safra em aproximadamente 11 sacas e registrou um novo patamar produtivo no Brasil. O importante agora é analisar como ficará o mercado com esse abarrotamento de milho, pois, com consumo total de 66,6 milhões de t (consumo interno somado à exportação) ainda restarão 12,6 milhões de t de estoque final, um dos maiores que o Brasil já teve. Com isso a venda do cereal poderá estar fadada à perda de valor até o final do ano.

Fonte: Só Notícias