Aumento do consumo mundial pode garantir mercado para soja e milho

27/01/2012

Somente a soja teve um aumento de 120% no consumo mundial nos últimos 20 anos. O milho chegou aos 75%. Já o trigo teve crescimento de apenas 1%. “A demanda por soja e milho está diretamente relacionada no aumento da produção de carne, com uso dos grãos para ração, da utilização no biocombustível e óleo vegetal”, explica João Pedro Cuthi Dias, consultor da Bolsa de Mercadorias e Futuros e Bovespa.  O mercado e a comercialização da soja e milho foram pautas de giro tecnológico na 16ª edição do Showtec, em Maracajú (MS).

Grandes mercados como China e Índia devem aumentar ainda mais o consumo dos grãos. “Embora na China, 46,7% da população tenha uma renda de US$ 2 dólares/dia, e na Índia, quase 80% tenha essa mesma renda, são duas nações com economia crescente. Outro fator que vai influenciar na necessidade de maior importação de grãos é que 90% das propriedades na China, por exemplo, tem apenas dois hectares e, por tanto, não há como investir em larga escala para produção. Será o Brasil o país que poderá atender esses mercados que vão comprar ainda mais”, finaliza Cuthi Dias.

Showtec - A Showtec 2012 segue até dia 27, sexta-feira. São esperadas 15 mil pessoas para visitar o evento que é considerado a maior mostra de tecnologias em agricultura do Centro-Oeste. Com o tema a “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental”, o Showtec 2012 é realizado pela Fundação MS, que comemora 20 anos da criação.

O evento conta ainda com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo– Seprotur – e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer-, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul – OCB/SESCOOP/MS com o apoio da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – Biosul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS e Banco do Brasil.

Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67)3454-2631 ou pelo e-mail fundacaoms@fundacaoms.org.br

Fonte: http://www.agorams.com.br/jornal/