Chuvas já ameaçam produtividade das lavouras de cana

27/01/2012

As chuvas que caem no Centro-Sul brasileiro ameaçam reduzir a produtividade das lavouras de cana-de-açúcar, principalmente em algumas regiões dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Nestas regiões, de acordo com a Somar Meteorologia, o céu nublado e o tempo chuvoso estão reduzindo a radiação solar e, desta forma, a planta perde produtividade e o excesso de água dentro da cana reduz a concentração dos açúcares.

Segundo o agrometeorologista, Marco Antonio dos Santos, essas condições podem ser precursoras para que ocorra o florescimento da cana no final do outono e início de inverno. Este cenário foi registrado no primeiro semestre de 2011 e culminou em uma quebra acentuada na produção canavieira do Centro-Sul.

Em Mato Grosso do Sul, onde a cana estava afetada pela estiagem prolongada, as chuvas estão fazendo com que ocorra uma recuperação, pelo menos parcial. Entretanto, as estimativas preliminares de produção sinalizam redução nos potenciais produtivos nestas lavouras. A Somar informa também que a previsão para os próximos dias é de chuvas em todas as regiões produtoras do Centro-sul, pelo menos nos próximos 10 dias.

Fonte: http://www.biocana.com.br/index.php/noticia/visualizar/chuvas-ja-ameacam-produtividade-das-lavouras-de-cana-