Dia Nacional do Milho: Data comemorada hoje quer incentivar consumo

Imagem retirada de http://www.agrolink.com.br/noticias/dia-nacional-do-milho--data-comemorada-hoje-quer-incentivar-consumo_171897.html Imagem retirada de http://www.agrolink.com.br/noticias/dia-nacional-do-milho--data-comemorada-hoje-quer-incentivar-consumo_171897.html

24/05/2013

Hoje é o “Dia Nacional do Milho”. A data foi criada com o objetivo de estimular e apoiar a produção deste cereal tão presente na vida dos brasileiros. De fato, muitas vezes nem nos damos conta, mas o milho é um produto que está presente na maior parte dos alimentos que consumimos e de produtos que utilizamos no dia-a-dia.

As mais conhecidas apresentações do milho são familiares a todos nós: pamonhas, bolos, broas, canjica, doces, pipoca, milho verde e outros produtos consumidos sob forma direta. O milho, entretanto, é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes. “O milho está para a agricultura assim como o aço está para a indústria”, compara Nelson Kowalski, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Milho (Abimilho), entidade que representa as indústrias de processamento do grão.

A despeito de sua enorme importância, o consumo brasileiro de milho ainda é relativamente baixo. Para se ter uma ideia, tome-se o exemplo de um país de condições socioeconômicas similares às do Brasil, como o México. O consumo per capita deste país está na faixa dos 63 quilos/habitantes ano, enquanto a média de consumo per capita no Brasil gira em torno dos 18 quilos/habitante/ano.

Fonte: Diário de Cuiabá