Exportação de milho chega a 1 milhão de toneladas em quatro dias

Imagem retirada de http://agrolink.com.br/noticias/exportacao-de-milho-chega-a-1-milhao-de-toneladas-em-quatro-dias_344977.html Imagem retirada de http://agrolink.com.br/noticias/exportacao-de-milho-chega-a-1-milhao-de-toneladas-em-quatro-dias_344977.html

14/12/2015



Nos primeiros quatro dias de dezembro, o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de milho. O dado foi anunciado na sexta-feira (11.12) pelo diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Marcelo Intini, durante a divulgação da estimativa de produção de grãos da safra brasileira 2015/2016. Segundo ele, esse volume de exportações revela os ganhos recentes do País em melhoria de condições para o escoamento da produção nacional.

"Me parece que estamos avançando muito na condição da logística. Para a gente ter uma ideia, só no mês de dezembro, nos quatro primeiros dias, foi exportado um total de 1 milhão de toneladas de milho. Em média, mais de 250 mil toneladas foram exportadas por dia. Isso representa o agendamento, a organização e o escoamento desse milho com muito mais condições de rapidez e de celeridade do que no passado", afirmou.

Em agosto deste ano, o Brasil exportou 2,2 milhões de toneladas de milho por dia, uma média de 108 mil toneladas por dia útil. Em 2014, o País negociou com o mercado internacional 20,6 milhões de toneladas do produto.

O atual cenário cambial e fatores do mercado internacional também tem colaborado para o maior volume de negociação do milho brasileiro. "O Brasil está também aproveitando a diminuição de exportações de milho americanas, por causa das suas condições do seu fator competitivo desse momento, e que projeta-se uma substituição de exportação de milho norte-americano por milho brasileiro na ordem de 1 milhão de toneladas. Então é uma janela de oportunidade", disse Intini.

Fonte: Agrolink, com informações do Portal Brasil