Irrigação garante bons resultados e colheita antecipada do milho em MG

16/03/2012

Na maior parte das fazendas mineiras que cultivaram milho, a cultura está agora na fase final de amadurecimento. Minas foi o estado que mais plantou o cereal nesta primeira safra, também conhecida como safra de verão e por isso, deverá ter a maior produção.

De acordo com a Conab, a colheita deve chegar a sete milhões de toneladas, 14% a mais do que a primeira safra de 2011.

Em uma plantação de 500 hectares, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, as espigas estão quase no ponto de

Paulo Henrique de Faria, gerente da fazenda, diz que essa safra ainda não foi negociada. Enquanto espera o momento certo, o trabalho agora é revisar as colheitadeiras.

"A gente tem que precaver antes, então fazemos esse trabalho para não perder tempo porque tempo é dinheiro. O preço do milho está muito satisfatório em relação ao ano passado e não podemos perder tempo".

A colheita do milho da primeira safra aqui em Minas Gerais, tradicionalmente começa em meados de abril, mas quem plantou um pouco mais cedo, utilizando a irrigação, já está colhendo. O resultando surpreende.

Na lavoura do agricultor Alexandre Mudrik, também em Patos de Minas, a produtividade nos 60 hectares está superando as 200 sacas por hectare que ele esperava. Mesmo com um custo maior, por conta da irrigação, com o valor da saca do grão em alta no mercado, o lucro é garantido. "Uma vez que as produtividades estão bem superiores, o custo acaba girando em torno de R$ 12 por saca de milho produzido. O mercado hoje pagando em torno de R$ 25, acaba se tornando um excelente negócio", explica Alexandre.

Fonte: http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticias/irrigacao-garante-bons-resultados-e-colheita-antecipada-do-milho-em-mg/20120314092833_E_422