Lucrativa, Canola ganha espaço no inverno

Imagem retirada de http://www.investagro.com.br/canola-uma-variacao-genetica-mundialmente-apreciada Imagem retirada de http://www.investagro.com.br/canola-uma-variacao-genetica-mundialmente-apreciada

01/10/2012

Preços altos, facilidade de comercialização, custo de produção reduzido e benefícios agronômicos no sistema de rotação de culturas são características que fazem da canola uma alternativa de cultivo de inverno cada vez mais procurada pelos produtores paranaenses.

Dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) indicam que a área plantada com o grão aumentou 300% nas últimas cinco safras, passando dos 3,9 mil hectares 2007 para os 11,6 mil hectares atuais. Nesse período, a produção teve crescimento de 370%, atingindo 20,8 mil toneladas em comparação às 5,6 mil toneladas de 2007.

Nesta safra, a ascensão da cultura foi freada pela competição com o milho de segunda safra, cujos preços estão bem atraentes. No entanto, mesmo com a redução de 13% na área cultivada, a safra 2011/12 deve ser 41% superior à anterior, que sofreu com uma forte geada registrada em junho de 2011. No total, o Paraná deve colher 20,8 mil toneladas de canola.

Fonte: Folha Web, escrita por Mariana Fabre