Presidenta Rousseff apresenta Rede Brasil Rural

13/12/2011

A presidenta Dilma Rousseff apresentará hoje em Porto Alegre a Rede Brasil Rural, uma ferramenta virtual destinada a facilitar o contato entre as cooperativas de produtores agrícolas, os abastecedores e os consumidores.

Fontes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) precisaram que a Rede faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e indicaram que em um início cerca de mil 600 cooperativas rurais terão acesso ao plano.

Ao todo, destacaram 200 mil agricultores serão beneficiados com a compra de insumos e a venda de seus produtos por meio do Armazém Virtual da Agricultura Familiar, que também reduzirá os custos dos fletes ao permitir o planejamento do ônus e a possibilidade do translado conjunto.

Assim, refere o MDA, a Rede permitirá que os produtores rurais tenham acesso aos pedidos oficiais sobre a demanda de merendas escolares em sua região e assim poderão apresentar suas propostas aos interessados.

As compras efetuadas pelos agricultores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, com o que as cooperativas poderão solicitar financiamentos para as áreas de soluções de internet, comunicação virtual, reciclagem logístico e armazenagem, entre outros.

Dados oficiais do MDA refletem que a agricultura familiar é hoje responsável pelos 70 por cento dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Essa entidade considera agricultor familiar a quem praticam atividades ou possuam empreendimentos no meio rural, em uma extensão relativamente pequena, na qual utiliza fundamentalmente mão de obra familiar.

Na mesma cerimônia da apresentação da Rede Brasil Rural, Rousseff entregará 114 retroescavadeiras a municípios do estado de Rio Grande do Sul para a recuperação de ruas vicinais, o que fortalece a agricultura familiar.

Fonte: Prensa Latina