Primeira safra de algodão em MT deve atingir 184,3 mil ha

Imagem retirada de http://www.indea.mt.gov.br/html/internas.php?tabela=paginas&codigoPagina=14 Imagem retirada de http://www.indea.mt.gov.br/html/internas.php?tabela=paginas&codigoPagina=14

12/12/2012

Uma área de 184,3 mil hectares deve ser destinada à primeira safra 12/13 de algodão em Mato Grosso, cujo plantio fora iniciado na primeira semana de dezembro. É o que estima o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (10). O espaço agricultável representa uma queda de 50% em relação à temporada 2011/12.

Até esta semana, a semeadura no estado atingiu 0,1% do total previsto. As regiões com maior área de algodão são o Sudeste e Oeste, com 225,5 mil ha e 120,3 mil ha, respectivamente. Até esta segunda-feira o plantio nestas localidades de Mato Grosso atingia 0,5%.

"As condições climáticas, com grande quantidade de chuvas motivaram os produtores a focarem suas atividades no campo, adiando a comercialização da pluma", destacou a analista de mercado do Imea, Elisa Gomes.

Mas um ponto que pode ser preocupante aos produtores são os custos de produção, que segundo o Imea, chegaram a R$ 5.129/ha na safra 12/13, um acréscimo de 4,4% em relação à última safra.

"A principal alavanca do valor foram as aquisições de insumos, que juntos participam com 50% de todos os custos mensais apresentados", destaca o boletim.

Exportações
De acordo com Secretaria de Comércio Exterior as exportações até o mês de outubro superaram o total registrado ano de 2011 em 47 mil toneladas. Somente em outubro foram embarcadas 103 mil toneladas, maior volume mensal já negociado.

Conforme o Imea, o porto de Santos absorveu o maior volume da pluma embarcado por Mato Grosso, 296 mil toneladas até outubro, sendo 79,5 mil toneladas somente no último mês, com volume 32% superiores comparados ao mesmo mês do ano passado.

Fonte: Agro Debate