Produtores aumentam área plantada com milho safrinha em MT

21/03/2012

Área plantada com o grão cresceu 28% em comparação com 2011. Segundo a Conab foram cultivados 2,3 milhões de hectares

Do Globo Rural - Em Mato Grosso, o tempo tem ajudado quem plantou o milho safrinha. Os agricultores do norte do estado estão otimistas com o desenvolvimento das lavouras.

Depois de colher a soja, o agricultor César Kemtf cultiva o milho safrinha na propriedade em Sinop, na região norte de Mato Grosso. Esse ano, o produtor resolveu aumentar a lavoura, que passou de 1,2 mil para 1,7 mil hectares. O clima da região tem sido forte aliado. “É um tipo de plantio que se pode fazer um investimento maior”, diz.

A situação é parecida na fazenda do agricultor Gilberto Baldissera, onde foi feita apenas uma aplicação de fungicida. O produtor já vendeu 25% do milho que espera colher. “Eu acho que até 40% é um mercado bom para fechar antecipado”, avalia.

Em Mato Grosso, a área plantada com milho safrinha cresceu 28% em comparação com o ano passado. De acordo com o último levantamento da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, foram cultivados 2,3 milhões de hectares.

“Se a previsão dos institutos de meteorologia estiver certa, é para que tenhamos chuvas normais até meados de abril. Então, mesmo o milho plantado até 20 de fevereiro, que é a época ideal para planta milho, pode ter uma produtividade muito boa caso se confirmem as previsões de chuva”, explica o técnico agrícola Silvio Kafer.

Fonte: G1 - Globo