Safra de soja do Brasil 12/13 será recorde em 82 mi t

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

31/08/2012

A safra de soja do Brasil na temporada 2012/13 poderá atingir um recorde de 82 milhões de toneladas, ante 66,4 milhões de toneladas no ciclo anterior, informou nessa quinta-feira (30-08) a consultoria AgRural.

A estimativa de produção para a safra cujo plantio começa em meados de setembro leva em conta a produtividade indicada por uma linha de tendência de dez anos.

A previsão considera um plantio recorde de 27,9 milhões de hectares, ante 25 milhões em 11/12, segundo a consultoria, que revisou nesta semana a sua projeção. Em julho, a AgRural havia estimado uma semeadura de 27,5 milhões de hectares.

O crescimento na área ocorre na esteira dos preços recordes da soja. Nesta quinta-feira, a commodity renovou uma máxima na bolsa de Chicago, com compras técnicas e preocupações com o tamanho da safra dos EUA, após o país sofrer com a seca mais severa em mais de 50 anos.

"A (área de) soja vai aumentar em cima de milho verão e algodão, na Bahia e Mato Grosso e onde mais puder plantar soja", disse o analista da AgRural, Fernando Muraro.

O câmbio também tem colaborado com a formação de preços em reais, enquanto as perspectivas climáticas são boas, devido à influência do fenômeno El Niño, normalmente associado a boas produtividades no Sul do país.

"É um momento fantástico da agricultura brasileira, é melhor momento da agricultura brasileira", acrescentou ele, em referência à principal cultura do Brasil.

Na temporada passada, a produção de soja caiu de forma acentuada, por conta de uma seca nos Estados do Sul.

A consultoria observa, no entanto, que o El Niño pode atrasar o início das chuvas e o plantio no Centro-Oeste.

Fonte: Reuters, escrita por Roberto Samora