São Gabriel (MS) é a cidade que mais produz sorgo no país, aponta IBGE

Imagem retirada de http://agrolink.com.br/noticias/s--227-o-gabriel--ms----233--a-cidade-que-mais-produz-sorgo-no-pa--237-s--aponta-ibge_153621.html Imagem retirada de http://agrolink.com.br/noticias/s--227-o-gabriel--ms----233--a-cidade-que-mais-produz-sorgo-no-pa--237-s--aponta-ibge_153621.html

30/07/2012

Segundo dados do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril desse ano, Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking de produção de sorgo no país, perdendo apenas para os estados de Minas Gerais e Goiás.

São Gabriel elevando o ranking
Ainda de acordo com o IBGE, em média, o país produz 1,5 milhões de toneladas de sorgo, e o município de São Gabriel do Oeste é responsável por 5% de toda essa produção.

Os dados apontam que 62% de todo sorgo brasileiro está localizado na região Centro-Oeste. O estado detém 162 mil toneladas, equivalente a 10,6% de toda a produção nacional. Outra curiosidade é que quase a metade da produção de sorgo do estado vem de São Gabriel, com isso, o município ganha o título de cidade que mais produz sorgo no Brasil.

Incentivo governo federal
Com o objetivo de financiar o cultivo de 100 mil hectares de sorgo sacarino em áreas de renovação de canaviais, o governo federal anunciará em breve a liberação de R$ 270 milhões, para proporcionar uma oferta adicional de 300 milhões de litros de etanol na próxima safra. Normalmente, a cada ano as usinas renovam 20% da área total e no período de entressafra plantam leguminosas para em seguida replantar a cana.

Fonte: Agronlink, com inforamações do Idest