Soja: plantio inicia e atinge 2,8% no Brasil

Imagem retirada de http://estopim-online.blogspot.com.br/2012/02/de-onde-surgiu-soja.html Imagem retirada de http://estopim-online.blogspot.com.br/2012/02/de-onde-surgiu-soja.html

14/10/2013

O plantio da soja na temporada 2013/14 iniciou com leve atraso no Brasil. Levantamento de Safras & Mercado indica que 2,8% da área projetada foi semeada até 4 de outubro. Na semana passada, o número era de 1,7%. Em igual período do ano passado, os produtores já haviam plantado 3%, enquanto a média histórica é de 2,4%.

Os trabalhos estão mais avançados no Paraná, onde 12% da área já está semeada, contra média de 6,4% do mesmo período de 2012/13. Segundo o último levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), para o ciclo 2013/14 o Estado destinou 4,86 milhões de hectares para o plantio da oleaginosa, 4% a mais em relação ao ciclo anterior. Em produção, o Paraná estima colher na próxima safra verão 16,29 milhões de toneladas de soja, 3% superior se comparado ao ciclo passado.

No Mato Grosso, o plantio é de 2%, contra média de 3,4%. "De forma ainda predominantemente preliminar, considerando o período encerrado em 4 de outubro, tivemos o início dos trabalhos acontecendo apenas em quatro estados, ou seja, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás", informa o analista associado de Safras, Flávio França Júnior.

A exemplo do ano passado, apenas no primeiro caso esse avanço é mais sistemático, uma vez que a umidade dos solos já está totalmente recomposta com as chuvas registradas na última semana de setembro e neste início de outubro.

Já na região central o plantio está ainda muito no seu início, uma vez que a chegada das chuvas é ainda parcial e irregular, sendo que normalização da umidade dos solos só está prevista para a segunda quinzena deste mês. No caso da região Sudeste as chuvas já estão chegando de forma mais regular e o cultivo deve começar já a partir do dia 15. E nas regiões Norte e Nordeste os produtores ainda aguardam o início das chuvas para começar os trabalhos.

A produção da oleaginosa em todo o País para safra 2013/14, segundo o primeiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve girar em torno de 90 milhões de toneladas, contra 81 milhões de toneladas registradas na safra anterior. Em área, o plantio da soja no Brasil deve chegar a 29,6 milhões de hectares, 5,9% maior se comparado ao ciclo anterior.

Fonte: Folha de Londrina