Trigo: Clima contribui para a boa produtividade e qualidade do cereal paranaense

Imagem retirada de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-3.php Imagem retirada de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-3.php

31/10/2012

Os triticultores paranaenses elevaram em 14% a produtividade das lavouras na safra 2012. Até o momento, está sendo registrada uma média de 2.714 quilos por hectare, contra 2.385 quilos por hectare obtidos na safra passada

“Na atual safra, o clima favorável está contribuído para esse resultado, fazendo com que o Paraná disponha de trigo em quantidade e qualidade para oferecer ao mercado. No ano passado, as lavouras foram prejudicadas pela incidência de geadas e de chuvas no período da colheita”, afirma o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra.

Colheita - De acordo com o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab/Deral), a colheita de trigo já atingiu 78% da produção esperada, sendo que o trabalho foi concluído nas regiões Norte e Oeste e está na reta final no Sul do Estado.

A safra de trigo do Paraná de 2012 deve atingir 2,10 milhões de toneladas, contra 2,45 milhões de toneladas colhidas no ano passado. Em 2011, o cereal foi cultivado em 1,06 milhão de hectares e neste ano a área reduziu para 776 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, responsável pela cultura no Deral, 26% do trigo a ser colhido no Estado já foi comercializado.

Fonte: Expresso MT