Baldan transita com desenvoltura pelo caminho da inovação no campo e firma parcerias com hubs e startups
Um intenso movimento que envolve startups, renovação de cultura interna e equipes voltadas à transformação digital mostra como uma indústria de implementos agrícolas, quase centenária, vem se aproximando de produtores, para disseminação de tecnologia embarcada em soluções para o campo Pulverizador autopropelido Avola: inovação ajudará produtor a usar defensivos de forma racional

Um intenso movimento que envolve startups, renovação de cultura interna e equipes voltadas à transformação digital mostra como uma indústria de implementos agrícolas, quase centenária, vem se aproximando de produtores, para disseminação de tecnologia embarcada em soluções para o campo

Matão (SP), 5 de dezembro de 2023. Um glossário típico de startups e empresas que adotam técnicas ágeis para projetos é cada vez mais usado em reuniões, documentos e conversas na Baldan Implementos Agrícolas S/A, indústria instalada no interior paulista, em Matão, que há 95 anos vem equipando propriedades rurais de diversas culturas no Brasil e em mais 79 países.

Desde que instituiu, há pouco mais de um ano, uma estrutura denominada Centricidade do Cliente e Transformação Digital, a empresa com receita bruta de R$ 980 milhões, em 2022, tem administrado cerca de meia dezena de contratos com hubs de inovação para o desenvolvimento de inovações que abrangem ferramentas de telemetria, conectividade no campo e crédito. Além do relacionamento com hubs e startups, a empresa acaba de inaugurar o seu espaço próprio para desenvolvimento de pensamento e cultura de inovação, o Baldan Labs.

“A Baldan fez muitas transformações na sua cultura para chegar aonde chegou. Muitos dos 1.500 colaboradores sabem exatamente o que pode ser feito para melhorar os produtos e a empresa”, diz Leandro Bacic Fernandes, diretor de Centricidade do Cliente e Transformação Digital, demonstrando que a diretriz da inovação une fontes externas e internas de ideias.

Uma das primeiras inovações gestadas no Baldan Labs é a Cédula de Produto Rural (CPR), com redução de tempo de emissão e dispensa de funding. Embora as imagens e ideias mais frequentes que surgem, quando se fala em inovação, sejam máquinas, moléculas e tecnologia aplicada a equipamentos, operações críticas, como crédito ao produtor para atualização de máquinas e implementos, podem ser também foco de uma diretriz para inovação.

Analisando os projetos da Baldan junto aos hubs de inovação, fica evidente que os seus esforços se dirigem não somente a questões de crédito, mas também a propostas que explorem a conectividade no campo e a telemetria e propiciem o desenvolvimento de novas tecnologias. Por exemplo, o pulverizador Avola deverá incorporar tecnologia de dosagem de agrodefensivo, com aplicação somente nos pontos realmente necessários, sem desperdício, como prevê o coordenador de Inovação, Jackson de Assis Reis.

Outro exemplo significativo de inovação aplicado pela Baldan é a plantadeira Agiflex, que oferece precisão e capacidade de preparar e aplicar fertilizante e inoculante em maior área por passada. Para que o implemento pudesse passar livremente pelas estradas rurais e porteiras de propriedades, a empresa desenvolveu a Agiflex para ser ‘autotransportável’, com dimensões que não dificultem ou impeçam o seu transporte, eliminando assim uma possível barreira para a utilização.

Hubs externos de inovação

Associada a hubs de inovação já conhecidos, como Distrito, Cocriagro, Agtech Garage e Senai Londrina, a Baldan também caminha para fechar mais parcerias, como com o Onovolab, em São Carlos. Na lista de potenciais alvos de inovação estão a aplicação de telemetria para equipamentos de preparo de solo, plantio e pulverização, modelos preditivos para planejamento e programação fabril, conectividade no campo e soluções de crédito para permitir aos produtores rurais a aquisição de implementos com tecnologia avançada sem comprometer safras futuras ou limites bancários.

Clientes percebem o valor da inovação

Os passos da quase centenária Baldan para impactar o produtor com inovação já começam a ser percebidos pelos clientes. Em Araras (SP), Maurício Meneghini, engenheiro agrônomo e membro da terceira geração de produtores da família Meneghini, conta sua experiência com um dos vários implementos Baldan que possui em sua propriedade. A grade super pesada GSPCR proporcionou de 10% a 15% de aumento na produção. Soma-se, ainda, a economia de combustível do trator, que mesmo engatado a um implemento mais pesado, economiza cerca de quatro litros de diesel por hectare/hora, conforme relata o produtor.

Próximos passos no caminho da inovação

Com realizações e reconhecimento dos clientes para essa jornada de inovação, Leandro vislumbra agora os próximos marcos, tanto resultantes das ações no Baldan Labs quanto nos hubs externos. “Olhamos essa transformação como um ecossistema e estamos conectados a hubs de inovação com projetos de startups com TRL alto”, finaliza o executivo, com pistas sobre os próximos passos da Baldan.

Sobre a Baldan – Instalada em um moderno parque industrial de 256 mil m², em Matão (SP), a Baldan Implementos Agrícolas, com 95 anos de tradição no mercado, desenvolve produtos para diversos tipos de cultura e etapas de plantio, com avançados conceitos de engenharia. Em 2023, iniciou a construção de uma nova planta, também localizada em Matão, com área total de 126 mil m². A empresa tem se diferenciado nas ações ESG e fortalecido a sua área de exportação, mantendo relações comerciais com 80 países. No final de 2022, a Baldan recebeu a certificação ISO 14.001, concedida a empresas que inserem responsabilidades e metas ambientais em seus processos internos. A empresa atua com código de conduta ética e canal de denúncia independente, o que garante um clima organizacional de excelência, fato confirmado com a certificação GPTW, obtida em 2023, e que reconhece as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

 

Para mais informações: Baldan
Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
baldan@loures.com.br